MacauHub - 2011/05/18
São Tomé, São Tomé e Príncipe, 18 Mai – O governo de Timor-Leste está disponível para ajudar São Tomé e Príncipe no processo que visa a exploração de petróleo através de cooperação bilateral, disse segunda-feira em São Tomé o secretário de Estado timorense dos Recursos Naturais, Alfredo Pires.
Pires fez esta declaração no final de uma palestra na capital de São Tomé e Príncipe sobre a experiência do seu país na indústria petrolífera numa perspectiva de apoiar a exploração petrolífera no arquipélago São Tomé e Príncipe.
Tendo manifestado a vontade de se estabelecer “um memorando de amizade” entre os dois países virado para o sector de petróleo, o governante timorense sublinhou que “podemos estabelecer uma parceria de troca de conhecimentos e experiências através de estágios de formação”.
Além de formação de quadros no sector de petróleo, Alfredo Pires admitiu uma eventual intervenção de Timor-Leste através de assessoria técnica, de entre outras possibilidades de cooperação no domínio petrolífero com São Tomé e Príncipe.
Além de vários encontros de trabalho com o ministro são-tomense dos Recursos Naturais, Carlos Vila Nova, o governante timorense que se encontra há quatro dias em São Tomé, teve audiências com responsáveis da Agência Nacional de Petróleo de São Tomé e Príncipe bem como com os da Autoridade Conjunta de exploração com a Nigéria.
Além de uma zona conjunta com a Nigéria na base de tratado político de exploração, São Tomé e Príncipe dispõe ainda de uma área marítima exclusiva ainda por explorar. (macauhub)
Tidak ada komentar:
Posting Komentar